Corações de maio 2021

20-05-2021

Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia dedica o Mês do Coração à promoção da atividade física e decorrerá sob o mote "Faz os mínimos olímpicos por um coração em forma", apelando para que as pessoas se mexam mais. Esta campanha decorrerá num ano de Jogos Olímpicos, assim como no ano em que Lisboa será Capital Europeia do Desporto 2021.

Bibliotecas Escolares e PAPES assinalam maio "mês do coração"

Este ano, maio, o Mês do Coração foi dedicado à promoção da atividade física e decorreu sob o mote "Faz os mínimos olímpicos por um coração em forma". À semelhança do que vem acontecendo, as Bibliotecas Escolares e o PAPES articularam a realização de um conjunto de atividades alusivas à importância de ter um coração saudável.

Se, em termos físicos, o desafio lançado às pessoas foi "Mexam-se um pouco!"em termos emocionais e afetivos, quisemos espalhar o símbolo do coração pelo Agrupamento e recordar que, juntos, poderemos ultrapassar as adversidades. É nos pequenos gestos que, muitas vezes, percebemos a importância de um "coração de maio" partilhado no momento certo.

As iniciativas do mês de maio culminaram com a apresentação de um Webinar preparado por um grupo de Médicas Internas de Medicina Geral e Familiar da USF Mondego - ACES Baixo Mondego: Beatriz Frias Lopes, Rita Ferreira, Jéssica Peres, Maria Inês Queiroz Gonçalves, Mariana Mendonça e Tânia Caseiro, a quem agradecemos a colaboração, disponibilidade e partilha.

O referido Webinar tem como principais destinatários os alunos de 8.º e 9.º Anos do Agrupamento e, num âmbito mais alargado, a Comunidade Escolar, alertando para fatores de risco e hábitos pouco saudáveis que podem colocar em risco a nossa vida e a vida dos outros. O Webinar foi disponibilizado às turmas pelos respetivos professores e professoras de Ciências Naturais.

Apesar de as medidas de contingência Covid-19 não nos terem permitido levar a cabo o rastreio a fatores de risco de doenças cardiovasculares, como já vem sendo hábito no mês de maio, as tecnologias trouxeram até nós conselhos informados, profissionais e sábios de quem tem como missão cuidar dos outros.

Bem-haja a todos pela colaboração nesta e outras atividades.

Luísa Queiroz e Sandra Santos


Escola Carolina Beatriz Ângelo

Trabalhos realizados pelos alunos promotores de saúde das turmas 6º A e 6ºC